INGREDIENTES
  • 2 xícaras de leite integral 
  • 1 xícara de óleo 
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal 
  • 3 batatas médias cozidas e espremidas 
  • 2 unidades de fermento fresco 
  • 1 kg de farinha

MODO DE PREPARO 
- Despeje o leite e o óleo no copo do liquidificador. Dica: é sempre bom adicionar primeiro os ingredientes líquidos para facilitar o trabalho do liquidificador. 

- Junte o açúcar e a pitada generosa de sal. Dica: É sempre bom colocar um pouco de sal, mesmo ao fazer doces, pois ele ajuda a realçar os sabores.

- Bata tudo rapidamente para misturar os ingredientes. Na sequência, acrescente a batata e bata novamente até virar um creme. 

- Quebre os tabletes de fermento com as mãos e adicione à mistura no liquidificador. Bata até o fermento ficar bem dissolvido e o creme ficar homogêneo. 

- Despeje o conteúdo da massa no centro de um recipiente grande com metade da farinha em volta (como se fosse um vulcão com o líquido ao meio). Com um garfo, misture tudo. 

- Acrescente o restante da farinha aos poucos até o creme deixar de ser pegajoso. 

- Salpique uma grande quantidade de farinha em um balcão, coloque a massa e jogue mais farinha em cima. Dica: para trabalhar a massa com as mãos, sempre puxe das laterais para o centro e adicione farinha para não grudar. Quando a massa estiver homogênea e macia, corte em seis pedaços. 

- Para cada parte, que será um pão, coloque um pouco mais de farinha por cima e molde até ficar no formato desejado. 

- Coloque em uma travessa grande salpicada de farinha. Não esqueça de deixar espaço entre os pães pois eles irão crescer. 

- Cubra com um pano seco e deixe crescer até dobrar de tamanho. Dica: o crescimento da massa depende da temperatura ambiente. Em dias quentes, o processo é mais rápido e estará concluído em cerca de 1h30, aproximadamente.

- Quando os pães crescerem, coloque em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos. Sirva quente e acompanhado de queijo cremoso e fatias de salame.