INGREDIENTES

100g de farinha de trigo peneirada 
50g de farinha de amêndoas 
40 g de açúcar de confeiteiro 
1 ovo 
50g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente) 
Raspas de ½ limão Taiti 
40g de queijo gorgonzola 
80ml de creme de leite 35% (bem gelado) 
50g de queijo mascarpone 
1 colher de sobremesa de açúcar 
8 pêras pequenas (2 por pessoa) 
4 colheres sopa de açúcar
Raspas de 1 limão 
Folhas de tomilho
Espumante Moscatel

MODO DE PREPARO
Biscoito de amêndoas (Pâte Sablée):
- Peneire a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro sobre sua superfície de bancada. Coloque a farinha de amêndoas e crie um monte com um buraquinho ao centro. No meio, misture o ovo e a manteiga. O segredo é misturar pouco, só até deixar a massa quase homogênea. Embrulhe em plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. 

- Abra a massa entre 2 folhas de papel manteiga até a espessura de 1,5 centímetro. Asse no forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Com a ajuda de um aro redondo, corte em um círculo um pouco maior do que as peras. Reserve.

Creme de gorgonzola: 
- Misture o queijo gorgonzola com o creme de leite, o açúcar e o queijo mascarpone. Bata até virar um creme espesso, um pouco antes do ponto de chantilly. Coloque em saco de confeiteiro e reserve. 

Pêra:
- Descasque a pera, fatie em rodelas mais grossas e com um aro pequeno e redondo corte o centro da fruta onde ficam as sementes. Assim, você irá abrir lugar para o recheio. 

- Aqueça uma frigideira com um fio de óleo e doure as rodelas de pêra dos dois lados. Adicione o açúcar, as raspas de limão, o tomilho e, quando começar a caramelizar, coloque uma taça de vinho Moscatel e deixe evaporar para dar sabor. 


COMO SERVIR
- Com a ajuda de um aro redondo, corte a massa em um círculo um pouco maior do que as pêras. Empilhe as rodelas de pêra reproduzindo o formato natural da fruta. Coloque primeiro as maiores rodelas e, por último, o recheio de gorgonzola usando o saco de confeiteiro. Cubra com o topo da pêra.

- Ao lado, coloque em um potinho um pouco mais do creme coberto por amêndoas douradas crocantes. Na pêra, coloque uma folha de tomilho para continuar o tema lúdico e um pouco de caramelo do caldo.