INGREDIENTES

Massa:
200g de farinha de trigo *
2 ovos caipiras
1 fio de azeite extra virgem
1 pitada de sal

Caldo de frango:
1 frango pequeno
1 alho poró
1 cenoura 
1 cebola
3 dentes de alho 
1 taça de vinho tinto
Ervas variadas: salsinha, tomilho, alecrim, dill, etc.

Recheio do ravióli:
2 batatas pequenas   
2 cebolas grandes   
Óleo para fritar
3 dentes de alho picados
Folhas de endro fresco

MODO DE PREPARO
Massa:
- Coloque sobre a sua bancada a farinha, crie uma espécie de um “poço” ao centro e despeje os ovos, o azeite e o sal. Com um garfo, bata no centro os ovos e vá misturando aos poucos com a farinha das paredes de fora para dentro. Faça esse processo um pouco de cada vez até criar uma massa.

- Com as mãos, trabalhe a massa por no mínimo 10 minutos até ela ficar bem homogênea. Enrole em plástico filme e deixe descansar por no mínimo 30 minutos.
Dica: A qualidade da farinha irá mudar e muito o resultado final da sua massa. Compre a melhor que achar. Se possível, escolha uma farinha importada 00, que significa moído extra fino.

Caldo de frango: 
- Comece separando a pele da carne do frango e reserve a pele.

- Corte o frango em tamanho de frango à passarinho e depois corte os legumes em pedaços rústicos sem descascar. 

- Refogue primeiro os pedaços de frango com a cebola, alho e os talos de ervas. Quando o frango estiver dourado, acrescente o vinho e, na sequência, os legumes. Tempere com sal e pimenta e adicione 2 copos de água. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 25 minutos. 
Dica: Desta etapa você irá utilizar apenas o caldo. Deixe ele reduzir bem para pegar sabor e reserve o frango para outra receita.

Recheio:
- Descasque as batatas e corte em cubos pequenos.

- Corte também as cebolas em tiras bem fininhas.

- Coloque a batata para cozinhar em água e sal até ficar macia. Coe e reserve.

- Esquente o óleo em uma panela funda e frite as fatias de cebola até ficarem douradas. Depois da fritura, escorra as cebolas sobre papel toalha e reserve. Dica: o óleo não deve estar quente demais para não queimar a cebola. 

- Pegue a pele do frango, tempere com sal e pimenta do reino, e doure em uma frigideira. Quando crocante, corte em pedaços menores. Volte para a frigideira sem dispensar a gordura e o óleo da pele. Acrescente os cubos de batata e doure bem. Entre com algumas folhas de dill e com um pouco da cebola crocante.

MONTAGEM
- Com um cilindro, abra a massa até a espessura mais fina, passando pelo menos 3 vezes por cada número, começando sempre do mais grosso até o mais fino e polvilhando generosamente com farinha. 

- Polvilhe sua bancada e coloque a folha de massa por cima. Corte com um aro redondo e coloque 1 colher pequena de recheio ao centro. Com um pincel, passe uma gota de água nas bordas e feche com cuidado, pinçando as laterais para a decoração. 

- Cozinhe o ravióli em água fervente e temperada generosamente com sal grosso. O tempo de cozimento é de apenas 2 a 3 minutos. 

COMO SERVIR
- Coloque 4 unidades do ravióli em cada prato. Ao lado, acrescente as cebolas douradas, folhas de dill e o caldo para deixar suculento. Aproveite!